O piso é um dos principais aspectos que leva tempo para se decidir. Principalmente, porque hoje em dia contamos com uma variedade ampla de materiais, como é o caso do versátil porcelanato — que tem feito sucesso em várias áreas da casa, sendo um dos diferenciais para o piso da cozinha.
Só que você não precisa enfrentar essa angústia de analisar modelos, características, valor, diferenciais… Para resumir o dilema, nós elaboramos este artigo que vai ajudar a nortear você nessa grande dúvida: piso ou porcelanato, como escolher?
Por isso, acompanhe-nos nesta breve e proveitosa leitura para descobrir qual é o melhor material para compor cada cômodo do seu lar!
Com boa diversidade de acabamento — como liso e com texturas —, o piso cerâmico é uma das opções mais populares para revestir casas e apartamentos.
Em parte, isso se deve pelo fato de ser um material acessível, o que torna a sua construção ou reforma mais em conta. Só que, com esse diferencial, alguns aspectos devem ser levados em consideração.
Em primeiro lugar, podemos mencionar o fato de que ele possui baixa resistência e durabilidade. Como consequência, é comum verificar algumas peças lascadas com o uso.
Além disso, sua produção tem sido desacelerada pelo advento do porcelanato, o que pode dificultar a procura por materiais de reposição.
Por outro lado, o piso cerâmico não mancha e é muito simples de limpar. Além de versátil, pois o piso frio pode fazer parte de qualquer cômodo do lar — embora o seu diferencial ainda seja as áreas molhadas, como a cozinha, os banheiros e a lavanderia.
Caso ainda não tenha reparado, o porcelanato é um dos materiais de revestimento mais populares, atualmente. Algo que se percebe pela imensidão de modelos — existem, inclusive, modelos de porcelanato que simulam o aspecto de madeira ou mesmo de fibra natural.
É válido apontar, também, que esse material é mais resistente do que o piso cerâmico e a sua medida média (45 x 45 cm) contribui para uma fácil instalação em qualquer ambiente. Além disso, suas dimensões avantajadas ajudam na aplicação de argamassa para fixá-lo onde quiser.
Outro ponto interessante é que o seu processo de fabricação deixa-o com um aspecto uniforme. Assim, o desgaste ocorre também por igual.
Existem alguns pontos a serem levados em conta ao escolher os melhores materiais para compor o piso do seu lar.
Entre eles, podemos citar:
Além de algumas técnicas para manter os rejuntes sempre limpos, é bom dar uma atenção especial também às nossas dicas para conservar o piso e, assim, mantê-lo elegante e funcional, por muitos anos:
E então, ficou com alguma dúvida sobre qual piso escolher para compor os ambientes do seu lar? Caso já tenha tido alguma experiência com um deles, compartilhe-a conosco, no campo de comentários!