Muitas vezes, o desejo de mudar algo na decoração, é maior do que o orçamento disponível para a empreitada. Especialmente, quando os revestimentos deixam de ser interessantes e ficam tão discretos quanto os seus respectivos rejuntes. Daí o surgimento de uma alternativa acessível, prática e prazerosa: pintar azulejos.
A tarefa não é tão recente assim: muitos entusiastas do DIY (do inglês Do It Yourself) já investem nesse trabalho manual, mas com alto poder de renovação dos ambientes. Por isso, neste post vamos desmistificar esse tipo de tarefa.
Confira e aprenda conosco como pintar azulejos e transformar os ambientes do seu lar!
O trabalho é autoexplicativo: você se encarrega de pintar azulejos e, assim, traz uma nova inspiração à decoração de ambientes. E tão simples quanto o conceito é o seu passo a passo para a realização da tarefa, exigindo apenas os materiais certos e disciplina para pintá-los.
Além da criatividade, vale apontar também o quanto essa atividade pode ser econômica e versátil. É uma reforma que não demanda muito tempo e pode ser facilmente renovada quando você enjoar novamente da composição.
Para isso, no entanto, é importante ter em mente quais são os materiais para dar cores e formas às suas mirabolantes ideias para pintar azulejos. Vamos ver quais são?
Você tem uma variedade ampla de tintas para pintar azulejos, como a epóxi ou acrílica — ambas à base de água — e outras base de solvente. Essas, no entanto, devem ser aplicadas com máscara para suprir o forte cheiro delas.
Agora, basta analisar como você deseja pintar azulejos tendo como base dois modos:
Para realizar a técnica, é importante, em primeiro lugar, limpar toda a superfície dos azulejos com o auxílio de uma bucha e detergente neutro. Nivele qualquer imperfeição com massa acrílica e aguarde 24 horas para que o produto seque por completo.
Em seguida, aplique a tinta de sua preferência — seguindo as instruções do fabricante — e, assim que secar, aplique mais uma demão.
O procedimento inicial é o mesmo até a secagem da massa acrílica. Aí, lixe toda a área aplicada com massa para nivelar e retire o pó gerado por esse serviço, mantendo assim as características originais da superfície.
Em seguida, basta pintar com a tinta de sua preferência para que a cor fique rente aos azulejos, dando o destaque desejado.
Além das opções citadas, você pode usar sua criatividade para combinar cores com outros elementos do cômodo, fazendo com que os azulejos dialoguem com os armários, por exemplo.
Outra possibilidade é misturar o uso de azulejos com pastilhas — coloridas ou não —, trazendo um efeito diferenciado sobre a superfície. As possibilidades são variadas e, realmente, são as suas ideias que limitam o tipo de renovação que você pretende criar ao pintar azulejos.
Agora, para que você possa fazer um trabalho impecável em pintar azulejos, que tal conferir também como montar a caixa de ferramentas perfeita? Assim, não vão faltar instrumentos para você dar novas inspirações decorativas ao lar com as próprias mãos — e sem gastar muito!