Existem diversos modelos de chuveiro no mercado, mas um que ainda esbanja popularidade é o chuveiro elétrico, sem dúvidas.
Primeiramente, pela sua conveniência e praticidade. É possível instalá-lo e garantir chuveiradas quentes sem depender dos aquecedores a gás para isso. E também por ser um tipo de chuveiro bastante acessível, tamanha a variedade de modelos.
Outro ponto que chama a atenção é a facilidade com a qual se pode realizar, por conta própria, a instalação do chuveiro elétrico. Algo que veremos ao longo deste post, bem como os cuidados necessários para a tarefa. Confira!
Antes de realizar a instalação do chuveiro elétrico
Como vamos mexer com energia elétrica, o primeiro passo consiste em desligar a chave geral de sua residência. O disjuntor correspondente à área de instalação também pode ser desligado individualmente, mas a chave geral permite que qualquer incidente seja minimizado.
O registro geral do abastecimento de água deve ser fechado, também. Ninguém quer tomar um banho indevido enquanto lida com instalações elétricas, não é verdade? Para isso, abra primeiramente o registro do chuveiro, para que escorra toda a água no encanamento.
Em seguida, confira se você possui todos os materiais necessários para a instalação do chuveiro elétrico:
- Chuveiro— atente-se à voltagem do produto, se é compatível com sua instalação;
- Mangueira;
- Suporte para fixar a mangueira;
- Chuveirinho (caso exista);
- Cano do chuveiro (alguns modelos possuem; outros, não);
- Conector de porcelana para chuveiros;
- Sua caixa de ferramentas completa (chaves Philips e de fenda, escada, fitas veda rosca e isolante e alicate).
Com tudo isso ao alcance é hora de colocar a mão na massa para instalar o chuveiro elétrico.
Passo a passo para a instalação do chuveiro elétrico
Nosso guia para você realizar o serviço compreende a execução de 8 etapas. Vamos a elas?
- Avalie se o fio terra do chuveiro elétrico está conectado corretamente;
- Utilize a fita veda rosca na entrada de água do seu chuveiro;
- Para fixar o chuveiro elétrico, a rosca de entrada da ducha deve ser posicionada na saída da água, localizada na parede do cômodo;
- Faça o movimento de rosquear o produto, em sentido horário, de modo que a ducha fique com a sua saída de água virada para baixo;
- Conecte os fios de alimentação ao conector de porcelana, faça o mesmo com à fiação da rede elétrica de sua residência;
- Em seguida, encaixe a mangueira ao chuveirinho e também ao suporte na extremidade oposta, que é a ducha;
- Religue o registro de água e verifique se a água desce normalmente.
- Deixe o chuveiro ligado por 1 ou 2 minutos e depois desligue-o. Isso é importante para que, ao ligar o chuveiro elétrico, você não queime a resistência.
Viu como não tem muito segredo em realizar a instalação de chuveiro elétrico?
Cuidados ao instalar o chuveiro
Embora seja uma tarefa relativamente simples, a instalação do chuveiro elétrico pode ser perigosa quando os devidos cuidados são ignorados.
E tudo tem início na escolha do produto. Opte por um modelo que possua boa procedência, como o selo de qualidade do Inmetro e também o Procel de Eficiência Energética. Chuveiros elétricos com esse selo são reconhecidos por reduzir o consumo de energia elétrica.
Além disso, verifique se a sua fiação é compatível com a do chuveiro elétrico. Elas devem ser iguais para evitar curto-circuito.
E, por fim, nunca realize esse tipo de serviço descalço ou com os pés molhados. Opte por calçados com solado de borracha. Todo cuidado é fundamental para garantir a sua segurança.
Agora que você já sabe tudo sobre instalação do chuveiro elétrico, que tal conferir outra dica importante para o lar, como nossas dicas para realizar a limpeza da caixa d’água?