Vai reformar, construir ou mesmo remodelar um cantinho do lar com alguma ideia criativa para otimizar o espaço com requinte? Então, invariavelmente você irá passar pela etapa de comprar os materiais da obra que está para começar.
E, como você deve imaginar, os orçamentos dificilmente são tão atrativos quanto nossa imaginação deseja — o que não significa que boas oportunidades não possam surgir.
Isso porque, com uma boa dose de planejamento, pesquisa e atenção, é possível economizar na compra de materiais da obra sem ferir o orçamento e, ainda, conquistando o resultado esperado para remodelar os cômodos da sua casa.
Acompanhe, conosco, como trabalhar com um bom planejamento para adquirir os materiais de construção perfeitos para o serviço, conferindo ótima qualidade à sua escolha e com aquela bem-vinda economia durante todo o processo!
Você já sabe o que vai fazer, quanto tempo vai levar e a quantidade de materiais de obra necessária? Pois essas respostas são determinantes para que você compre apenas o que realmente será utilizado, e sem desperdiçar muito do que foi adquirido.
Além disso, o planejamento ajuda você a se programar para comprar os materiais da obra mediante cada etapa em que você estiver do seu projeto. Isso evita que você armazene materiais excessivamente, tornando o ambiente difícil de trabalhar — sem falar no risco de perder esses itens por algum problema, como a umidade.
É comum sabermos como executar um serviço, mas sem precisar ao certo a ciência exata por trás da ação. E, por isso, ao contar com profissionais especializados, como engenheiros, você facilita o cálculo do que vai precisar e de quanto irá comprar.
Com isso, o seu investimento pode ser mais enxuto e assertivo, aliando economia e praticidade para a realização da obra.
De maneira similar ao que sugerimos no primeiro tópico, é válido organizar sua lista de compras com base na ordem lógica do processo.
Por exemplo: primeiro, você lida com os itens básicos ou essenciais, como:
Outros, como itens relacionados às partes elétrica ou hidráulica e acabamentos devem fazer parte também, mas seguindo a ordem que você seguirá em seu cronograma.
Além de facilitar a organização no seu canteiro de obras particular, é possível trabalhar sem consumir todo o seu orçamento em um mês, apenas, podendo se programar para que o serviço seja feito com qualidade, sem pressa e sem loucuras financeiras.
É interessante levar a sua lista de materiais da obra em lojas especializadas para levantar um orçamento de todas as peças. E repetir o processo em mais 2 ou 3 lojas diferentes.
Com isso, você consegue avaliar as melhores oportunidades, preços e, quem sabe, negociar melhores condições para fechar o negócio com uma delas.
Sem falar que, com a lista segmentada sugerida no último tópico, você consegue algumas pechinchas em itens específicos — como materiais hidráulicos na loja líder do setor.
O orçamento ajuda a enxergar a melhor oportunidade para economizar, mas economia demais pode significar o sacrifício na qualidade dos produtos.
Por isso, procure identificar os melhores materiais da obra que possam aliar resistência, durabilidade e um preço médio entre todas as opções analisadas.
Trazendo à tona um velho clichê: o barato pode sair caro em alguns casos.
Já falamos sobre isso, brevemente, mas vale o reforço: muitos materiais podem ser perdidos se armazenados da maneira incorreta. Lembre-se que a segurança na obra deve ser pensada apenas para você, mas para os itens da obra também.
O cimento, a madeira e o gesso, por exemplo, podem perder sua utilidade se ficarem expostos à água da chuva. Por isso, convém analisar as melhores alternativas de armazenamento ou, ainda, fazer o que avaliamos anteriormente de comprar os materiais da obra assim que se fizerem necessários.
Agora, queremos saber de você: já teve alguma experiência em que encontrou outras alternativas para economizar ao comprar os materiais da obra? Compartilhe conosco! E para encontrar materiais com aquele precinho especial, não se esqueça de passar pela Breithaupt!